23 de janeiro de 2013

Resenha Um Dia – David Nicholls


Titulo Original: One Day
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Páginas: 410

Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.  

 O livro é um romance entre Emma e Dexter. Eles se conhecem na noite de uma festa de formatura. Para Dexter, Emma era só mais uma das meninas com quem ele fica, mas fazem com que seja diferente. Se tornando grandes amigos, compartilham cartas e telefonemas, assim seguem mundos diferentes. Cada um com uma profissão, cada um com pessoas diferentes, mas isso não muda o sentimento real deles, pois são melhores amigos.
Esse livro fez com que eu risse, com que eu chorasse, com que eu tivesse muita raiva do Dex e de querer jogar o livro na parede. Veio uma enxurrada de sentimentos ao longo da leitura, sem falar que você ao começar a ler se apega tanto a história, como eu me apeguei.
Há muitas reviravoltas no livro, o final me impressionou, fez com que eu me arrepiasse e também com que eu refletisse sobre essa história. E eu digo que Um Dia é o meu livro preferido. Não pela capa, pelo nome... Mas os personagens mechem com você, os sentimentos deles mechem com os seus, e é tudo tão perfeito. Tenho certeza que a maioria das pessoas que leu esse livro não se decepcionaram, pois você vive junto com os personagens, se sente como eles, e isso faz com que você reflita sobre  essa história impressionante.

” Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse te dar só um presente para o resto da sua vida seria este. Confiança. Seria o presente da Confiança. Ou isso ou uma vela perfumada.”

4 comentários:

  1. Assisti o filme e chorei e ri e tive todas as sensações que você descreveu.
    Estou louca para ler o livro porque acredito que tudo será ainda mais intenso, exatamente da maneira que você descreveu. Haha.
    Adorei a resenha.
    Beijos
    http://andressaandriao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Tudo bom?
    Eu desanimei com o livro após me contarem o fim do filme... ¬¬ (sem graça a pessoa né?) ahuhauhau mas quem sabe um dia eu dou uma chance...

    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu para conhecer e se puder segui-lo ficarei muito grata... Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Achei o livro, muito detalhado e até mesmo chato! Porém gostei mais do final, embora não tenha sido nada do que eu imaginava.
    Bjs!
    Clari
    http://constelandoalvoradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo, e confesso que gostando muito !

    ResponderExcluir